top of page

A ARTE TEM QUE SER DIFÍCIL?

Essa semana estava voltando do encontro de produção da peça que escrevi e, enquanto caminhava pela Av. Paulista, me deparei com um questionamento que há muito me faço. Será que a arte realmente precisa ser difícil? Será que não existe uma outra forma de fazê-la e vivencia-la?

Durante toda a minha vida ouvi que eu precisava ter um "plano B", pois ser atriz no Brasil é extremamente difícil e se eu não quisesse "passar fome", era bom pensar em alguma outra coisa. Eu observei essa dificuldade aumentar quando entendi e assumi para mim mesma (ainda muito nova) que o que mais fazia o meu olho brilhar era de fato o palco.

Por mais que eu gostasse de atuar para audiovisual, de modo geral, era o palco que eu ouvia me chamar... era no palco que eu sentia o meu corpo inteiro vibrar e dessa forma era capaz de validar a minha própria existência.

Ainda hoje não vejo qualquer sentido em toda essa dificuldade. Por qual motivo a Arte precisa ser tão difícil? Ela não deveria ser vista e tratada como mais um ofício? Qual a dificuldade de associar arte a dinheiro como qualquer outro emprego? Será que não existe um jeito mais fácil de vivê-la? Será que nós não aprendemos a fazê-la "direito"?

ree

Texto e Fotografia: BRUNA FERRAROLI @brunaferraroli

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page